5 dicas para escolher um sofá perfeito para seu imóvel

Formato, estilo ou tamanho: um sofá para chamar de seu

Na decoração de um ambiente, o sofá pode fazer toda diferença, isso porque as medidas, estilo e até mesmo revestimento são pontos chaves para o conforto e manutenção. Antes de investir em um novo estofado, veja algumas dicas a seguir:

#Dica 1 – Sala de TV

Mais do que o tamanho ou estilo, quando você pensar em um sofá para sua sala de TV ou Home Theater, pense em modelos que proporcionam conforto. Nesse caso, aposte em modelos de estofados com espuma mais mole, característica ideal para aqueles que pensam em se prolongar assistindo filmes ou televisão.

#Dica 2 – Menos é mais (sempre)

Espaços compactos pedem bom senso e criatividade. Se esse é o seu caso, não se esqueça de deixar uma área de circulação entre o sofá e seu entorno. Na dúvida, deixe 70 cm entre o móvel e espaço ao seu redor.

Uma outra dica importante é reavaliar a questão de ter um conjunto de estofados. Optar por apenas um estofado e complementar com cadeiras ou pufes pode ser uma boa opção para aumentar sua área de circulação e, de quebra, criar um ambiente com muito mais estilo.

Fonte: Pinterest

#Dica 3 – Ambientes grandes

Se o seu dilema é, na verdade, um espaço muito grande para decorar, uma boa opção é escolher um sofá no estilo “L”. Esse tipo de modelo combina muito bem, além de ser versátil e bem elegante.

Outro modelo bacana em espaços maiores é o que tem mais profundidade, como o de encosto reclinável. Ele é indicado porque para reclinar é preciso manter uma distância entre o estofado e a parede o que conflita muito com espaços menores.

#Dica 4 – Praticidade x limpeza

Modelos em tons escuros e em couro são ideias para casas com crianças ou animais domésticos porque ajudam a disfarçar possíveis sujeiras. O couro ecológico ajuda a realizar uma limpeza rápida e não absorve líquidos e odores. Entretanto, couro ou tecidos sintéticos não são indicados para regiões muito quentes.

Se você não abre mão de tons claros e do revestimento em tecido natural, invista na impermeabilização ou na utilização de uma capa de tecido como cuidado temporário. Se a necessidade é esconder detalhes que precisam de reparos (até que eles possam ser feitos), a dica é apostar em elementos como mantas e almofadas.

Dica 5# Versatilidade e economia

Os modelos de sofás-camas são indicados para quartos de hóspede porque permitem dar dupla funcionalidade para o ambiente.

Os modelos com medidas de até 190 cm de comprimento por 90 cm de largura são boas opções para garantir conforto porque se aproximam das medidas de uma cama de solteiro. Para duas pessoas o comprimento pode ser o mesmo mas considere uma largura mínima de pelo menos 130 cm.

 

Gostou das nossas dicas? Compartilhe aqui as suas também! 😉

Sobre o autor

Deixe um comentário