Pequenos cuidados garantem alegria e saúde dos pets

Quem tem um bichano em casa sabe o quanto é prazeroso conviver com eles. Embora algumas pessoas acreditem que gatos são indiferentes, na verdade, eles são muito carinhosos.

A dica então é cuidar de detalhes simples que podem fazer a diferença no convívio e adequação dos hábitos para o ambiente doméstico. Confira a seguir:

#1 Saúde

Antes de mais nada, lembre-se que seu bichinho precisa não apenas de carinho, mas também de cuidado médico.

Faça sempre um checkup de rotina com um veterinário de confiança para saber como está a saúde dele e receber indicações importantes para seu desenvolvimento. Mantenha um diálogo próximo do veterinário e do histórico do seu bichinho de estimação.

#2 Conforto

Por natureza, gatos são extremamente territorialistas e independentes. Como o seu conforto começa pela higiene, mantenha uma rotina adequada de limpeza para comedouro, bebedouro e caixa de areia higiênica.

#3 “Gatifique” sua casa

“Gatificar” seu lar significa dar alternativas para o pet exercitar seu espírito “selvagem”. Invista abrigos/esconderijos, materiais de escalada, prateleiras em diferentes alturas e etc.

No mercado já existem produtos sob medida e na web você encontra diferentes tutoriais para investir em soluções artesanais e bem criativas para compor seu ambiente.

#4 Bolas de pelo

As bolas de pelo são comuns (e até esperadas) devido a autohigiene dos gatinhos. Entretanto, alguns cuidados simples podem ser preciosos para ajudar na remoção diária, entre eles:

  • Crie o hábito de escovar os pelos do seu gato;
  • Não se descuide da hidratação do gato;
  • Invista em rações de qualidade e equilibradas para a digestão dos bichanos;
  • Forneça brinquedos e estimule o bichano a se movimentar. 

#5 Xô urina!

Se o gato está urinando em todos os lugares da casa é importante que você investigue as causas. Diferentes questões podem influenciar esse comportamento, como por exemplo: demarcação de território ou limpeza inadequada. Converse com o veterinário para buscar a melhor solução possível.

#6 Vacinação

Engana-se quem pensa que apenas os cães precisam seguir um calendário de vacinação. Gatos também têm um calendário próprio e já existem soluções de vacinas integradas que, em doses únicas, imunizam contra diferentes doenças ao mesmo tempo. Informe-se junto ao veterinário e fique atento!

 

Pet feliz é dono feliz, não é mesmo?

Esperamos que essas dicas possam ser úteis e, se gostou de artigo, contribua com o seu comentário!

Leia mais:

Sobre o autor

1 Response

Deixe um comentário