5 regras para a boa convivência em condomínios

A convivência entre moradores de um condomínio deve ser sempre tratada com cautela, evitando problemas.CondomínioA boa convivência em condomínios é um fator importante para a qualidade de vida dos que vivem ou trabalham no local. Lidar com pessoas é sempre delicado, por isso é muito importante conhecer as regras do seu condomínio e tratar todos que convivem ali com cordialidade. Tendo isso em mente, vamos às 10 regras para boa convivência em condomínios:

  1. Respeite os horários de silêncio

Use sempre o bom senso. Não é porque está no horário permitido que você pode fazer o barulho que quiser. Evite usar salto alto em casa, falar ou brigar em volume elevado. Os vizinhos não precisam saber os detalhes da sua vida íntima.

  1. Tenha senso de coletividade

As áreas comuns são para o uso de todos, portanto não trate como um espaço seu. Os carrinhos de compras devem ser devolvidos para o local correto, onde todos possam encontrá-lo. Respeite as vagas de garagem. Não prenda o elevador. Cachorro circulando no prédio, somente com coleira e no colo, quando possível.

  1. Não cause incômodo na área de lazer

Evite entrar na piscina com bronzeador, use a ducha antes para não engordurar a água. Fique atento para o consumo de bebidas e alimentos na área da piscina, além de sujar, podem causar sérios acidentes. Evite correr e jogar água em outras pessoas. Não ligue aparelhos de som em espaços comuns. Animais de estimação, nem pensar.

  1. A festa é sua, não do condomínio

Se você vai dar uma festa no condomínio, deixe uma lista de convidados na portaria para evitar penetras e garantir a segurança de todos. Não precisa convidar os vizinhos, a não ser se forem amigos. A música pode agitar a sua festa, mas não agita a sala do vizinho. Por isso escute em um volume moderado. No final da festa, deixe o local limpo.

  1. Seja cordial e respeite as pessoas

Vá sempre às reuniões do condomínio e participe das decisões. Se não for, não reclame do que foi decidido. Valorize o trabalho do síndico, dos zeladores e porteiros. Se for fazer algo e tem dúvidas sobre como proceder, pergunte ao síndico antes de fazer. Sempre cumprimente as pessoas ao cruzar com elas.

Deixe seu comentário e compartilhe com a gente alguma situação vivida por você em seu condomínio.

Sobre o autor

Deixe um comentário