Novo teto de R$ 1,5 mi para financiar imóveis com FGTS já está em vigor.

No último dia 30 de outubro, o Conselho Monetário Nacional (CMN) anunciou a antecipação de um novo teto (R$ 1,5 milhão) para financiamento de imóveis com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), por meio do Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

Previsto para entrar em vigor apenas em 2019, a decisão favoreceu o cliente interessado em usar recursos do FGTS para dar entrada no imóvel ou amortizar o saldo devedor. Vale lembrar que o Sistema Financeiro de Habitação oferece juros mais baixos (limitados a até 12% ao ano mais Taxa Referencial).

E que tal aproveitar o momento para saber mais sobre como usar o seu FGTS para comprar um imóvel?

 

QUANDO POSSO USAR O FGTS? 

Antes de mais nada, é importante ressaltar que o saldo da sua conta do FGTS pode ser utilizado para pagamento da casa própria em 3 situações:

  1. Compra ou construção do imóvel

O saldo do FGTS pode ser usado como parte do pagamento ou pagamento do valor total na compra ou construção de um imóvel residencial.

  1. Amortização ou liquidação do saldo devedor

Para quem tem contrato de financiamento assinado no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação – SFH, existe a opção de usar o saldo do FGTS para quitar totalmente a sua dívida ou pagar uma parte do saldo devedor.

  1. Pagamento de parte do valor da prestação

Ainda na questão de contratos de financiamento assinados no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação – SFH, também existe a opção de usar o FGTS para reduzir em até 80% o valor das prestações do imóvel, em até 12 meses consecutivos. 

QUANDO NÃO POSSO USAR O FGTS?

Tão importante quando saber como usar o saldo do seu FGTS é entender as restrições. Você não pode usar o seu FGTS para:

  • Adquirir um imóvel comercial;
  • Reformar ou aumentar o seu imóvel residencial;
  • Comprar terrenos sem construção ao mesmo tempo;
  • Comprar material de construção;
  • Adquirir imóveis residenciais para familiares, dependentes ou outras pessoas.

COMO RESGATO MEU FGTS? 

Agora é hora é conferir o passo a passo (bem explicadinho) que a Caixa Econômica oferece sobre o assunto. Para acessá-lo, basta clicar aqui.

E não se esqueça de contar com a expertise dos melhores profissionais do mercado imobiliário para encontrar o seu imóvel ideal na Netimóveis! #FicaADica

 

Leia mais:

Sobre o autor

Deixe um comentário