Tecnologia dá uma “mãozinha” para você tirar a reforma do papel

Dor de cabeça ou orçamento extrapolado são dois fantasmas de quem precisa reformar ou construir. Pensando em enxugar tempo e despesas, a tecnologia evoluiu a favor de ferramentas gratuitas e fáceis de usar, disponíveis por meio de aplicativos ou soluções web, que podem ser uma verdadeira “mão na roda” para quem gosta de tudo na ponta do lápis. Confira a seguir algumas de nossas sugestões a seguir.

Plantas virtuais

O HomeStyler pode ser considerado um primo do AutoCAD, já que é da mesma empresa. Ele é exclusivo para iPad e faz simulações em 3D em cima de fotos reais dos ambientes. Além disso, possui uma extensa biblioteca de mobiliário, iluminação, tapetes, espelhos, eletroeletrônicos e eletrodomésticos, além de portas e janelas. Quer coisa melhor do que criar uma planta da casa, nos mínimos detalhes, para depois ter uma noção melhor do que precisa reformar em todo o conjunto?

destaque_blog_aplicativos-reforma

Pintura de ambientes

Escolher a melhor nuance pode se tornar até uma atividade prazerosa com esses apps. Aqui você tem liberdade para escolher entre a instalação de aplicativos (disponíveis em IOS ou Android) ou, ainda, usar os sites das marcas de tintas, apenas fazendo o upload das fotos.

Normalmente, as marcas de tintas (Coral, Suvinil e Eucatex) oferecem boas opções de simuladores. Após instalados, basta você tirar uma foto do ambiente que pretende pintar para a aplicar as cores da marca, simulando a parede finalizada. Nesse caso, recomenda-se que você avalie a questão da marca nos critérios que julgar importantes para que possa usar o aplicativo já dentro da paleta da marca escolhida, ok?

Um outro aplicativo interessante é o da marca de tintas Sherwin-Williams. Além das funções comuns às outras marcas, ele identifica a paleta de cores de uma foto e o nome e código de cada uma delas dentro da paleta da marca. Ele também indica quais as melhores combinações e, com um grande diferencial, oferece uma calculadora capaz de mostrar a quantidade de tinta necessária para uma reforma.

Espaços sob medida

O My Measures é o sonho de toda pessoa que precisa calcular detalhes em medidas de ambientes. O aplicativo anota ângulos, volumes e medidas de um ambiente diretamente em uma foto, calculando metragens e deixando registrados todos os detalhes do ambiente. Esse app está disponível em iOS e Android.

Decoração de ambientes

O Houzz Interior Design Ideas, como o próprio nome diz, traz ideias para você decorar ou redecorar um ambiente. Disponível em IOS ou Android, ele guarda um amplo acervo de produtos e permite a inserção de objetos 3D em fotos de ambientes, simulando a decoração final. Também possui a função de realidade aumentada, que ajuda no registro das fotos dos ambientes ao término de todas as intervenções.

Aproveite essas dicas e tire a reforma das metas. Se conhece algum aplicativo que merece ser parte dessa lista salvadora, comente aqui =)

Leia mais:

Sobre o autor

1 Response

Deixe um comentário