Muito tem se falado sobre reciclagem nos últimos anos. A separação do lixo orgânico do reciclável, algo que antes era visto com estranheza, já se tornou comum tanto em lares quanto em shopping centers e empresas.

Porém, muitas pessoas ainda não sabem o que fazer com o lixo eletrônico (também conhecido como e-lixo): pilhas, baterias e aparelhos eletrônicos usados em geral. Algo que se torna ainda pior se consideramos que, com o rápido avanço da tecnologia, aparelhos se tornam obsoletos mais rápido e geram mais lixo.

Sem saber o que fazer com eles, muitas pessoas não realizam o descarte do lixo eletrônico da forma adequada, o que pode levar a sérios danos ao meio ambiente, uma vez que a maior parte deles possui em sua composição metais pesados que contaminam o solo.

O que essas pessoas não sabem é que já existem várias possibilidades de reciclagem próprias para esse tipo de material. Veja como proceder para dar a destinação correta para seus celulares, pilhas e computadores usados a seguir.

POSSÍVEIS SOLUÇÕES

É mais fácil encontrar soluções para alguns materiais do que para outros. No caso de celulares, por exemplo, existe a chance de que a sua operadora tope ficar com seu aparelho antigo – algumas inclusive fazem promoções do tipo. No caso de pilhas e baterias, é possível que você consiga realizar o descarte em empresas que receptam esse tipo de material, como bancos.

REAPROVEITAMENTO

Para materiais como lâmpadas velhas ou computadores, existe sempre a possibilidade de você mesmo encontrar uma forma de reutilizá-lo em casa. Lâmpadas usadas podem virar potes de tempero, enfeites de natal, aquários e objetos de decoração diversos, seguindo o limite da sua imaginação.

Computadores velhos também podem se tornar peças de decoração em poucos passos. De qualquer forma, você ainda irá precisar encontrar uma destinação para as suas placas e peças internas.

NA DÚVIDA, PROCURE UMA ONG

Atualmente, existem várias ONG`s que realizam o trabalho de coleta de lixo eletrônico no Brasil. Muitas delas irão recolher o lixo na sua casa, simplificando ainda mais a sua vida. Alguns exemplos são a e-lixo e a ecycle. De qualquer forma, compensa pesquisar no Google por “lixo eletrônico + nome da sua cidade” e ver quais são as possibilidades mais próximas de você.

Como é possível ver, cuidar da natureza não dá trabalho!

Sobre o autor

Deixe um comentário