Escritórios em casa ou home offices podem ser confortáveis e práticos

A opção de trabalhar em casa pode ser um luxo ou necessidade. Deixando para outra discussão os prós e contras sobre produtividade e ganhos, que tal conferir nossas dicas para criar um espaço prático e confortável que favoreça o foco nas tarefas?

Espaços compactos x conforto

Ter um espaço para dedicar ao trabalho é questão de praticidade e organização. Na falta de espaço físico, que tal recorrer à criatividade? Uma boa ideia é fazer bom uso de algum cantinho que possa crescer no espaço vertical. Para isso, avalie se sua necessidade pode ser “clean” e aposte em prateleiras, nichos e apoios removíveis. O toque de charme pode ficar pela escolha das cores e bom uso de plantas e livros na decoração do cantinho.

Ergonomia x saúde

Pensar na ergonomia do seu espaço é um cuidado diretamente ligado à sua saúde. Na hora de pensar no seu ambiente, fique atento às questões como: formato da cadeira, apoios para pés e para a digitação, altura de visualização da tela e, dependendo da sua atividade, posição de inclinação do corpo sobre bancadas.

Com esse cuidado você evita possível dores de cabeça em relação a desgastes e males causados pela jornada de trabalho ou repetição de atividades diárias.

Luz artificial x luz natural

Assim como as questões ergonômicas, a iluminação é parte importante do projeto de elaborar um espaço de trabalho. Se possível, dê preferência para a luz natural, caso não seja possível, fique atento ao uso complementar de iluminação artificial. Lembre-se de ter o cuidado de escolher uma iluminação que favoreça sua leitura em telas ou documentos.

Evite distrações

Uma dica de ouro é manter tudo o que tira sua atenção o mais longe possível do seu espaço de trabalho. Essa dica vale não apenas para a televisão, mas também o telefone ou outro aparelho eletrônico. Se sua atividade não está diretamente ligada a eles, mantenha-os afastados do seu campo de trabalho.

 

Trabalhar no conforto do lar é prático, mas requer organização e concentração. Aproveite essas dicas e potencialize sua produtividade. =)

Sobre o autor

Deixe um comentário