Semana da Mobilidade discute oportunidades para transformar as cidades.

A Semana da Mobilidade acontece em todo país e antecede o do Dia Mundial sem Carro, celebrado em 22 de setembro. Sua proposta é trazer luz para a discussão sobre novas perspectivas de deslocamento urbano e mobilizar a população, governo, escolas e empresas no desafio aderirem a soluções mais sustentáveis e inteligentes em suas necessidades de deslocamento.

mobilidade é um tema mundial que ganha cada vez mais destaque na discussão das cidades.  Até pouco tempo, o automóvel era uma resposta eficiente para a necessidade de circulação, e então, as cidades investiram prioritariamente em soluções para ele, deixando o transporte coletivo em segundo plano.

Entretanto, o preço a ser pago por tal opção só aumentou ao longo dos anos. Atualmente, as cidades mostram despreparo para atender o transporte de massa e as pessoas que nelas vivem.

destaque_mobilidade

O automóvel não é um vilão

O benefício do automóvel é inquestionável. Sua criação supriu deficiências em relação a mobilidade e tempo, e ajudaram no desenvolvimento humano em muitos sentidos.

A questão em discussão é o sobre o mau uso dele. O crescimento desordenado das cidades, o investimento quase que exclusivo em vias automotivas, o volume de veículos em um mesmo horário promovendo congestionamentos e acidentes evitáveis, a poluição atmosférica, todas essas variáveis aliadas a falta de planejamento podem levar os grandes centros urbanos a um verdadeiro colapso.

Mobilidade urbana sustentável

O trânsito rouba o tempo das pessoas. E se tempo é dinheiro, o que dizer do custo altíssimo do transporte no Brasil? Paga-se muito por pouca eficiência, cerca de 20% da renda familiar é gasto com transporte. Congestionamentos também representam perda de dinheiro do Produto Interno Bruto (PIB).

semana da mobilidade é uma ótima oportunidade para experimentar novas possibilidades e ampliar sua informação sobre práticas voltadas para a mobilidade sustentável. Existem soluções já sendo praticadas e outras em andamento que podem contribuir para um futuro melhor. Iniciativas simples como projetos de coletivos de deslocamento (carona solidária), ações para aumentar o espaço de convívio entre as pessoas (ruas de lazer) e calçadas acessíveis e niveladas e tantas outras ações permanentes são muito importantes.

Que tal aproveitar a semana para se familiarizar mais com essas ações em sua região e transformar sua cidade?

cidade é nossa e também somos responsáveis por ela!

Leia mais:

Sobre o autor

Deixe um comentário