Vozes femininas falam sobre os desafios de ser mulher.

Com diferentes jornadas e desafios, as mulheres estão sempre presentes no debate sobre representatividade e igualdade. Entendendo que suas vivências e experiências são singulares, convidamos 3 mulheres do universo Netimóveis para falar um pouco sobre suas narrativas de vida e visões de mundo sobre o tema.

Abraçando o mundo

O sotaque é carioca, mas, Michelle Tostes Castro, é mineirinha de Belo Horizonte. Morando no Rio de Janeiro desde os 7 anos, divide seu coração entre sua família (marido e filho) e sua paixão por viagens.

Carisma, resiliência e o gosto por novos desafios são partes marcantes da personalidade da diretora da Inova Rio Netimóveis.

Atuando há 7 anos no segmento imobiliário, teve sua maior vivência profissional no segmento de marketing, trabalhando por 8 anos em uma grande empresa no setor de bebidas. A experiência lhe rendeu muito aprendizado e, infelizmente, a percepção de que, muitas vezes, os homens eram promovidos em cenários mais ágeis do que as mulheres.

Hoje, integrando a Netimóveis, vê uma grande oportunidade de crescimento e atuação.

“Minha mãe é minha sócia e ela sempre falava: tenho certeza que vamos ser grandes. Quando apareceu a Netimóveis isso se concretizou. Hoje temos alcance e relevância muito maior. Aprendemos muito com a rede, com a troca com outras imobiliárias. Enxergo como uma grande família. As imobiliárias muitas vezes já são entre famílias, e a Netimóveis é aquela grande família. Estou muito feliz. ”

Michelle Castro 

E quando o assunto é “mulheres que inspiram” ela revela que sua base é muito forte. “Minha mãe é muito otimista, amiga, se encaixa em tudo. Muito inspiradora. Minha sogra é muito inspiradora, professora de ética e agrega muito como pessoa para minha família. ”

E o momento atual da mulher também ganha um olhar otimista de uma mulher polivalente. “Eu acho muito bom viver o movimento da representatividade da mulher, e ela está cada vez mais exigindo o respeito. Agora está muito declarado que a mulher necessita esse reconhecimento. Acho que as coisas só mudam quando ocorrem esses fenômenos intensos. A intensidade das mulheres nesses pedidos, em todos os sentidos, faz o mundo enxergar de maneira diferente. ”

Ser parte da mudança

Alessandra Formigoni é uma capixaba de coração mineiro. Morando há 40 anos na capital mineira, aprendeu a gostar dos prazeres de Beagá sem nunca esquecer seu amor pela terra natal.  Adora receber os amigos em casa e compartilhar bons papos.

Com personalidade forte e paciente, tenta sempre dar o melhor de si em tudo o que se envolve, buscando sempre a excelência nas suas atividades.

Há 7 anos na Netimóveis, já fez um pouco de tudo. Trabalhou como administrativo, qualidade e no controle de uma imobiliária da rede. Hoje comanda a Central de Atendimento da Netimóveis, no desafio de coordenar uma equipe de qualificação de leads e treinar as equipes que atuam com o atendimento direto ao cliente.

Sabe que autonomia e responsabilidade andam juntas e entende que a maior parte das oportunidades que surgiram, na teoria, seriam direcionadas a perfis masculinos. Sente-se feliz em ter uma acessibilidade maior às pessoas e o amadurecimento que essas oportunidades trouxeram.

Sua realização profissional está em ser parte da mudança e ajudar a Netimóveis a traçar um novo caminho.

Ao mesmo tempo que vê no perfil de mulher, a vantagem de sempre enxergar o todo, avalia que ainda existe muito a ser melhorado para sua participação no mercado de trabalho e representatividade no mundo.

“Acho o feminino na sociedade atual muito bagunçado. A mulher se impõe para algumas coisas e não se impõe para outras. Todos falam que melhorou muito, mas tem muito ajuste a ser feito para que isso seja realmente transformador. ”

Alessandra Formigoni e sua mãe Heloiza

E quando o assunto é inspiração, não tem dúvidas sobre a figura que mais influenciou e, ainda influencia sua vida: Heloiza, sua mãe. “Minha mãe é a mulher que sempre me inspira. ”

O futuro é feminino

Carolina Tolomelli é que podemos chamar de camaleoa.  Natural de Volta Redonda e formada em Comunicação Social no Rio de Janeiro, a atual gerente de marketing da New Century Netimóveis reside em Vila Velha há 8 anos.

Alto astral, amante de praia e mãe de 3 filhos, Carol priorizou a família e qualidade de vida nos direcionamentos profissionais e pessoais da sua vida.

Na sua visão, sua trajetória profissional não foi impactada por questões da natureza de gênero. “O fato de ser mulher não me atrapalhou nem me beneficiou em nada. ”

Morou em vários estados e, em sua passagem pelo Espírito Santo, se apaixonou pela região e decidiu fixar residência e voltar seu olhar para a maternidade, considerada um divisor de águas na sua vida.

“A questão da maternidade nos faz enxergar as coisas de modo diferente, começamos até enxergar o trabalho de forma diferente. Para mulher essa questão é mais forte. Eu não precisava viver a vida de executiva pelo resto da vida, pois queria ter mais qualidade de vida e mais segurança. ”

Carolina Tolomelli e sua família

Já nos últimos 2 anos, passou a ampliar sua atuação como gerente de marketing da imobiliária.  Na Netimóveis, viu uma oportunidade importante para o no fortalecimento da atuação em rede das imobiliárias de Vila Velha. “Sempre trabalhei em empresas com muitos métodos e regras para tudo e eu me encaixo muito bem nisso. Atuamos em um mercado pouco ético aqui em Vila Velha, mas a Netimóveis traz essa segurança tanto para a gente, quanto para os nossos clientes. Nos encaixamos muito nesse modelo de ter um código de postura, métodos e treinamentos. Acreditamos que o cliente enxerga esse diferencial na Netimóveis. ”

A lição de mulher, para Carolina, vem de sua mãe. “Sempre me inspirei muito na minha mãe. Ela sempre trabalhou muito, sempre vaidosa, com 74 anos está muito bem cuidada. Sempre trabalhou para ser independente. ”

E na questão da representatividade feminina, ela é certeira: “não tenho a menor dúvida de que o futuro é feminino. Temos uma forma de conduzir as coisas que é muito nossa. Embora parecemos mais frágeis temos mais inteligência emocional. ”

 

Essas são as mulheres incríveis, com jornadas únicas, que inspiram e se inspiram.

Cada uma delas representa o poder do feminino que move a Netimóveis. Nossa gratidão e parabéns à todas as mulheres sangue laranja!

Sobre o autor

Deixe um comentário