Parklets, os espaços urbanos de convivência que caíram no gosto dos paulistanos

O conceito de gentileza urbana entrou para a vida de moradores de centros urbanos ao redor do mundo há um tempinho com a intenção de transformar o dia a dia das grandes cidades em uma experiência, digamos, um pouco mais agradável.

Desde pequenas ações, como segurar a porta do elevador ou carregar as compras da senhorinha que mora no andar de cima, a grandes atitudes, pessoas e empresas estão cada vez mais empenhadas nesse propósito.

Em São Paulo, por exemplo, a Contain (it), hub de soluções que combinam arquitetura, urbanismo e design, vem desenvolvendo, desde 2013, um trabalho que garante mais espaços de convivência para os paulistanos darem um intervalo na correria do dia a dia.

Estamos falando dos parklets: Espaços fixos, montáveis, com plantas, bancos de madeira e conexão wi-fi que já se tornaram pontos conhecidos da paisagem da megalópole.

ENGAJAMENTO DE MARCA X GENTILEZA URBANA

O esquema é simples. A Contain (it) instala, administra e negocia o patrocínio de parte dos parklets colocados na cidade. Como contrapartida, as empresas patrocinadoras podem encomendar projetos de parklets, construídos com suas cores e características, por exemplo, ou fixam sua marca em um dos já instalados.

Atualmente, a cidade conta com cerca de 89 parklets instalados em diferentes bairros e, desse total, 45 são administrados pela Contain (it). De acordo com Arthur Norgren, CEO da empresa, as marcas têm percebido, de certa forma, que estar presente nesses espaços é uma maneira positiva de se aproximar do público.

“A ideia de poder expor sua marca e ainda fazer uma gentileza urbana, proporcionado lazer e entretenimento aos moradores da cidade, é muito positiva”, complementa Norgren.

Regulamentada pela prefeitura de São Paulo no início de 2014, vale dizer que a instalação de parklets pode ser feita partindo da demanda de qualquer morador da cidade, que deve fazer a solicitação à administração, que vai analisar as condições de instalação do espaço no local escolhido.

Com informações: Meio&Mensagem

Home: Parklet Joaquim Antunes | Zoom e Contain It | Foto: Fabio Arantes

Sobre o autor