Saiba como economizar com a transferência do financiamento

Nos últimos meses, as notícias sobre a queda da taxa Selic e, consequentemente, queda nos juros imobiliários impulsionaram a portabilidade de crédito.

A portabilidade de crédito é uma opção que beneficia quem tem financiamentos ativos, com ela é possível transferir uma dívida de uma instituição financeira para outra, com o objetivo de economizar no valor final.

Dá para economizar com a portabilidade de crédito?

Se você financiou imóveis no passado recente, pode estar pagando muito mais do que uma pessoa que realizou um financiamento agora. A portabilidade funciona como uma oportunidade para reavaliar sua dívida aproveitando para renegociá-la com taxas mais baixas de juros influenciados pela queda da Selic.

Em 2020, segundo dados do Banco Central, apenas nos primeiros quatro meses do ano foram realizados mais de 10 mil pedidos de portabilidade de crédito imobiliário junto a instituição. Esse número supera em 4 vezes o número de solicitações recebidas no mesmo período do ano anterior.

Quais as outras vantagens?

A principal vantagem é que o financiamento não precisa mais ficar preso à taxa fixada no momento da compra do imóvel.

Além da economia em um cenário de crise econômica como o atual, a portabilidade de crédito também estimula a concorrência entre bancos, beneficiando diretamente o consumidor.

Vale a pena aderir?

A principal dica é avaliar as condições que cada instituição financeira oferece e comparar as propostas para avaliar o que é mais vantajoso. Você também pode realizar as simulações em plataformas especializadas em crédito.

Lembrando que o seu banco também pode oferecer taxas melhores para que você não faça a portabilidade, em todos os casos, você sai ganhando.

Sais mais sobre Portabilidade de Crédito mais em:

Sobre o autor

Deixe um comentário