Bancos já anunciaram a revisão das taxas de juros

 Na última quarta-feira (31/07) o COPOM anunciou a redução da taxa Selic para 6% ao ano, o menor nível da história. Após a aprovação da reforma da Previdência e com a inflação controlada, esse já era um movimento esperado para ajudar no aquecimento da atividade econômica no país.

O que é a taxa Selic?

Antes de falar da taxa em si, é importante saber que o Comitê de Política Monetária (COPOM) é o órgão do Banco Central (BC) responsável por definir a meta para a taxa básica de juros, a Selic. A taxa básica de juros é o principal instrumento do Banco Central para controlar a inflação oficial da economia, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

A Selic é usada nos negócios públicos registrados no sistema especial de liquidação e custódia e é uma referência para as demais taxas de juros do mercado e para remunerar investimentos corrigidos por ela. Entretanto, é importante ressaltar que a Selic não representa exatamente os juros cobrados dos consumidores, que são muito mais altos.

Para que serve a Selic?

Quando o Banco Central altera os juros praticados no mercado, ele influencia a quantidade de dinheiro circulando na economia. Quanto maior a taxa, menos dinheiro disponível para consumo, o que resulta em menor alta de preços.

Entretanto, tal ação também contribui para a queda da atividade econômica do país. Se o Banco Central quer estimular a atividade econômica, pode reduzir as taxas de juros, o que estimula o consumo e tende a gerar uma inflação mais elevada.

Crédito mais barato

De carona nessa redução, os bancos já anunciaram a revisão de suas taxas de juros. A Caixa Econômica Federal anunciou a redução de até 40% nas taxas de juros das principais linhas de crédito a partir deste quinta-feira, dia 1º de agosto.

Na próxima semana, Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Bradesco também terão redução de juros nas suas linhas de crédito para o consumidor final, sinalizando oportunidades de acesso a financiamentos mais viáveis.

Conte com a consultoria Netimóveis para se conectar com as melhores oportunidades de imóveis e aproveitar as melhores oportunidades de negócio!

Fontes: Portal Brasil e Agência Brasil.

Leia mais:

Sobre o autor

Deixe um comentário