A capital baiana muito além do carnaval

No dia 29 de março, Salvador completa 469 anos.

Destino certo de muitos turistas no Brasil, a capital baiana é acolhedora, tem programação para todos estilos e é rica em cultura e história. Não bastasse tudo isso, a cidade ainda é uma referência em diversidade, abrigando uma mistura de crenças e etnias.

Por tudo isso, Salvador figura na lista das capitais mais visitadas por turistas do Brasil e exterior. A cultura baiana é uma referência e marca presença na culinária, arquitetura e expressões artísticas do Brasil. Que tal conhecer um pouco mais sobre os encantos de Salvador?

Pelourinho

O Pelourinho é ponto obrigatório para quem visita Salvador. O centro histórico e as lojinhas oferecem um pouco de tudo da cidade, de artesanato a culinária. Além disso, o local é Patrimônio Histórico da Humanidade e reúne alguns atrativos como igrejas históricas, casarões com arquitetura colonial e museus.

Para se aventurar nesse roteiro, aposte em calçados confortáveis. Outra dica é conferir, no Largo do Pelourinho, a Fundação Casa de Jorge Amado que mantém viva a memória e obras do famoso escritor baiano.

Baía de Todos os Santos

Ir a Salvador e não contemplar o pôr do sol na Baía de Todos os Santos é um pecado!

Não é à toa que essa imagem é a que mais aparece nos cartões postais da cidade, desse ponto se avista a baía e também o Forte de São Marcelo e o Mercado Modelo.

Uma ótima pedida é combinar a visita ao Pelourinho, afinal, ambos ficam no centro histórico da cidade. De quebra, você ainda conhece o famoso Elevador Lacerda, a maneira mais “original” de cruzar a Cidade Alta e a Cidade Baixa.

Complexo cultural

Ainda na Baía de Todos os Santos vale uma visita ao Solar da Unhão, um complexo de arquitetura colonial que abriga em seu jardim o Parque das Esculturas e o Museu de Arte Moderna da Bahia. Antigamente, o espaço era um engenho de cana-de-açúcar.

A dica é se informar antes sobre os dias e horário de funcionamento do complexo e possíveis atividades culturais. Assim, é possível escolher o melhor dia de aproveitar os programas integrados e, ainda, a intensa programação cultural que o espaço oferece.

E lembre-se: a cidade tem vasta programação cultural para todos os bolsos e estilos, estando na capital, busque outras informações da agenda sazonal.

Gastronomia

Muito elogiada, a gastronomia baiana é parte da expressão cultural da cidade e é influenciada pela mistura das raças que colonizaram a região (indígena, portuguesa e africana).

Dito isso, não deixe de se aventurar nos sabores e cores das receitas, afinal, nem só de acarajé vive o baiano, não é mesmo? A dica é moderação com a pimenta. O baiano tem um paladar bem acostumado com os sabores mais “arretados” então, aprecie com moderação. 😉

Praias para que te quero

Salvador tem praias com paisagens de tirar o fôlego. A escolha das melhores vai depender do seu perfil (família, esportista, sossegado), tempo e tipo de deslocamento.

Listamos algumas sugestões que valem a visita: Praia de Ondina, Praia do Buracão, Praia de Piatã, Praia de Amaralina, Praia de Stella Maris, Praia do Farol da Barra e Praia do Flamengo.

Com mais tempo, informações e organização, você pode se aventurar também nos roteiros do entorno da capital baiana.

Gostou das dicas? Se você já conhece Salvador, compartilhe suas dicas aqui também!

Leia mais:

Sobre o autor

Deixe um comentário