Características e aplicações das tintas podem favorecer as escolhas

Quando o assunto é pintura, uma imensa variedade de opções e cores pode gerar muitas dúvidas. Então, antes de investir na mudança certifique-se que sua escolha é mais adequada para cada necessidade e material. Confira os principais tipos e características a seguir:

Látex PVA

Esse é o tipo de tinta mais comum usado em obras e reformas. O acabamento em látex PVA é adequado para a parte interna das residências, principalmente, para áreas que dispensam manutenção constante e secas, que podem ser limpas apenas com um pano úmido. Solúvel em água, sua popularidade se deve ao excelente acabamento, secagem rápida e odor mínimo. Entretanto, esse tipo de tinta só está disponível no acabamento fosco e oferece pouca resistência à ação do sol, por isso, não é lavável.

destaque_pintura

Tinta acrílica

Da mesma forma que a látex, a tinta acrílica também é solúvel em água e tem secagem rápida. A diferença entre elas é que a acrílica é indicada para áreas molháveis (ex.: cozinhas e lavabos) devido às suas propriedades impermeáveis, o que permite que ela seja lavável. Em relação ao acabamento, a acrílica tende a ser mais brilhante, embora, seja possível encontra-la em versões com acabamento fosco, semibrilho e acetinado.

Superlavável

A tinta superlavável é uma tinta acrílica de alto desempenho, indicada para ambientes internos ou externos, especialmente aqueles que precisam de intensa limpeza, como os quartos infantis. Esse tipo de tinta possui um aditivo especial que permite a retirada das sujeiras sem alterar a pintura. Não é necessário usar produtos solventes, apenas um pano macio umedecido com água e sabão neutro. Elas são inodoras, o cheiro desaparece em até 3 horas depois da aplicação, e podem ser usadas tanto em ambientes internos como externos. Estão disponíveis no acabamento fosco e acetinado.

Esmalte sintético

Essa opção não é indicada para uso direto em paredes. Ele é uma boa opção para superfícies de metal ou madeira e tem acabamento fosco, alto brilho e acetinado. Das opções de tinta, essa é a mais cara. Como é feito à base de solventes, seu cheiro é forte e a secagem demorada. Já existem opções de esmaltes à base de água, o que resulta em produtos de baixo odor e secagem rápida.

Tintas epóxi

A tinta epóxi é um tipo de pintura que apresenta alta qualidade e espessura em comparação com as demais. É uma ótima opção para a utilização em pisos, especialmente em locais de grande circulação. Sua principal característica é a resistência a produtos químicos. Ela é mais indicada para áreas internas, pois a ação dos raios solares pode prejudicá-la.

Tintas para textura

As lojas já oferecem opções especialmente desenvolvidas para a realização de texturas. A textura é um composto de base acrílica e de consistência parecida como uma massa e é aplicada em apenas uma demão. São encontradas no mercado em diversas cores, mas você também pode personalizá-las.

 

E para fechar as dicas, que tal contar com uma ajudinha da tecnologia? A maioria das marcas de tintas oferece aplicativos (disponíveis em IOS ou Android) ou simulações em site para você testar opções de cores que harmonizam com os ambientes.

Pronto! Com essas informações você já sabe qual o melhor tipo de tinta para cada aplicação. Agora é só escolher a paleta de cor e apostar em ambientes de cara nova. Boa sorte!

Leia mais:

Sobre o autor

Deixe um comentário