A escolha pela modalidade de garantia depende das necessidades e condições de cada pessoa.

No desafio de encontrar um imóvel ideal, a pesquisa não é a única etapa que pode consumir tempo e energia. São muitas as exigências, entre elas, a da garantia para aluguel que não se restringe apenas a um fiador. A seguir, listamos algumas das principais opções disponíveis.

Fiador

Essa é a garantia mais popular e conhecida. É uma opção segura para o locatário porque não gera custo. Nessa opção, o fiador assume a responsabilidade da dívida caso o locatário não cumpra com suas obrigações contratuais.

Além da comprovação de renda, o fiador deve possuir um imóvel próprio em seu nome, na mesma cidade onde o apartamento e casa será alugado. Normalmente, esse processo é mais demorado do que os demais da lista porque exige a análise da documentação do fiador e aprovação.

Locação

Caução

Essa opção de garantia é baseada no depósito antecipado de um valor equivalente a três meses de aluguel em caderneta de poupança. Ao término do contrato, na entrega das chaves, se comprovado que o locatário cumpriu as obrigações contratuais, o valor é devolvido com correção da poupança.

Seguro

O seguro-fiança pode representar, para o locatário, o valor de um aluguel a mais por ano. Ele não contempla a devolução do dinheiro, mas é uma opção a ser considerada por aqueles não conseguiram a quantia exigida para o caução ou um fiador.

Nessa opção, caso ocorra a inadimplência, a seguradora assume a responsabilidade pelo pagamento dos aluguéis e demais encargos até a liberação do imóvel.

Leia mais:

Sobre o autor

Deixe um comentário